A Educação Inclusiva vem para substituir a escola tradicional, na qual todos os alunos precisavam se adaptar ao mesmo método pedagógico e eram avaliados da mesma forma. Quem não se enquadrasse, estava fora dos padrões considerados aceitáveis e era encaminhado para a classe especial, para a escola especial ou, simplesmente, acabava desistindo de estudar.
Na Escola Inclusiva não existem classes especiais. Ou melhor, todas as classes e todos os alunos são muito especiais para seu professor. E você sabe que isso é verdade por experiência própria. Você sabe que o Joãozinho aprende uma palavra muito melhor quando você faz um desenho na lousa. Que a Mariazinha entende mais quando você canta uma música inventada para a aula de Ciências. Que o Pedro entende melhor a tabuada quando você usa palitos de sorvete ou sementes. E por isso, muitas vezes, você passa, de carteira em carteira, explicando a mesma coisa de um jeito diferente para cada um deles.
SAIOL, MUITO LEGAL SEU BLOG, COM CERTEZA DENTRO DE SALA DE AULA TRABALHAMOS COM A PLURALIDADE E NEM SEMPRE O PROFESSOR TEM APOIO PARA TAL, NO ENTANTO VALE A PENA, FAZER A DIFERENÇA, ACREDITAR E SEGUIR EM FRENTE MESMO TENDO DIFICULDADES QUE SÃO "NORMAIS" NESTA ÁREA.
ResponderExcluirINCLUÍ-LOS É ESTENDER A MÃO A QUEM PRECISA, E NÓS TAMBÉM PRECISAMOS DELES.