quarta-feira, 19 de maio de 2010

INCLUSÃO DIGITAL

      Os Projetos de Inclusão Digital devem ser encarados como algo mais amplo do que simplesmente disponibilizar ferramental a usuários pouco familiarizados com esse tipo de tecnologia.

      Incluir pessoas comuns num mundo onde a dinâmica das informações atinge uma velocidade humanamente difícil de acompanhar exige também a adoção de processos de gestão do conhecimento, pois, sobretudo, no caso catarinense, a atuação se da em diferentes realidades, apesar de o ambiente ser o mesmo, ou seja, o espaço rural. Os aspectos como: distanciamento geográfico; variação cultural entre as comunidades; ausência de dispositivos de tecnologia da informação e da comunicação, como: computador e internet; pessoal habilitado para uso do instrumental tecnológico; dentre outros, podem se apresentar como fatores de sucesso ou de fracasso para projetos de inclusão digital.



6 comentários:

  1. A Educação Inclusiva não é uma moda passageira. Ela é o resultado de muitas dis¬cussões, que hoje precisa do apoio de todos, inclusive do meu e do seu.
    "Ensinar é uma especificidade humana", Freire defende a necessidade de conhecimento e afetividade por parte do educador para que este tenha liberdade, autoridade e competência no decorrer de sua prática docente, acreditando que a disciplina verdadeira não está no silêncio dos silenciados, mas no alvoroço dos inquietos, o que implicaria na autoridade verdadeiramente democrática.

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  2. SAIOL, MUITO LEGAL SEU BLOG, COM CERTEZA DENTRO DE SALA DE AULA TRABALHAMOS COM A PLURALIDADE E NEM SEMPRE O PROFESSOR TEM APOIO PARA TAL, NO ENTANTO VALE A PENA, FAZER A DIFERENÇA, ACREDITAR E SEGUIR EM FRENTE MESMO TENDO DIFICULDADES QUE SÃO "NORMAIS" NESTA ÁREA.
    INCLUÍ-LOS É ESTENDER A MÃO A QUEM PRECISA, E NÓS TAMBÉM PRECISAMOS DELES.

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  3. Viviane de Oliveiramaio 25, 2010

    Tatiana, Adorei seu projeto "Inclusão Digital". É interessante pensarmos na questão da pluralidade e diversidade cultural dentro da sala.

    Como podemos,então, utilizarmos essa ferramenta tão poderosa, com responsabilidade e propriedade? Fica evidente que essa ferramenta essencialmente digital é a mais pura forma de inclusão sem barreiras na atualidade...

    E sobretudo, quando pensarmos em inclusão, devemos nos atentar para os mecanismos de inclusão do professor também, sabemos que muitos docentes encontram dificuldade em acompanhar e lidar com todas essas mudanças tecnológicas, ou seja, ainda não incluim a si próprios, então como vão incluir seus alunos?

    Acredito sim, na inclusão digital, mas para que ela realmente alcance o fim visado, precisamos de uma reconstrução das práticas e concepções de tecnologia do próprio professor, que por vezes assume uma posição de resistência perante o objeto de ensino e aprendizagem.
    O professor-aprendente se faz vital para a inclusão digital dos novos tempos, se a nossa intenção é realmente acompanhar essas mudanças, rumo à novas formas de inclusão, devemos pensar, primeiramente, em como vamos utilizá-la para a inclusão do professor, a promoção do diálogo, a comunicação entre diferentes sujeitos sociais e formas diversificadas de interação social nessa nova network da educação. Abraços, Viviane de Oliveira

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  4. Viviane de Oliveiramaio 25, 2010

    Desculpa os erros gramaticais acabei enviando sem editar. Beijos e boa sorte no seu projeto.

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  5. Seria maravilhoso se a inclusão digital fosse para todos!
    A inclusão é uma ferramenta super importante, que muitos não sabem como usa-las por ter muita valia.

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  6. Tatiana adorei esse seu blog, isso é muito importante para que as pessoas se tornassem mais humanos e não preconceituosos com os deficientes.
    continue com esse trabalho maravilhoso.

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